Pesquisa sem frescura

sábado, 27 de março de 2010

Lego x Playmobil

 Aposto que todos que lêem o blog tiveram suas infâncias, em maior ou menor quantidade, marcadas por esses dois brinquedos. Aliás, brinquedos não, universos!
Não quero discutir aqui se Lego é melhor que Playmobil, ou o contrario (isso podemos fazer nos comentários), e sim discutir as diferenças de projeto, linguagem e o que cada um comunica.






O Playmobil não era um brinquedo de montar, pelo menos não era esse o foco. Não havia a possibilidade de com o mesmo kit montar coisas diferentes, pois as peças eram desmontáveis para compactar na embalagem e os encaixes eram padronizados, para facilitar a produção e tendo a possibilidade de troca de peças entre kits diferentes (por exemplo, capacetes diferentes ou rodas de outro carro, ou ferramentas e armas diferentes, etc). O ponto forte, inclusive ressaltado em comerciais antigos era a agilidade com a qual você poderia montar o brinquedo.
Pra mim, uma das únicas frustrações com relação ao playmobil era a rigidez das pernas dos bonequinhos.



O Lego tem uma proposta diferente. Não é importante a agilidade e sim o processo de montar, as vezes o produto final nem fica tão parecido com a realidade, mas a imaginação da conta do resto. A padronização das peças é bem maior e os encaixes são praticamente universais. A forma do bloco virou um ícone, idolatrado por muitos e copiado por outro fabricantes.

Por curiosidade, essas 3 ultimas imagens são truques de camera e imagens alteradas no photoshop para ter um resultado parecido com os desenhos do Escher

4 comentários:

Arthur Francisco disse...

Ahhhh... a primeira do Escher parecia tão legal...

Victor Dariano disse...

entao a primeira vez q eu vi essas imagens foi em 2003, tinha umas fotos do modelo real de lego, eu acho q essa primeira imagem eh na raça mesmo...mas as outras duas nao tem como... a do meio eh um efeito barato e a ultima eles montaram de um jeito q não fechava a construção na forma de "o" ela ficou na forma de "G"...dai posicionando a camera num determinado angulo dava esse efeito

Arthur Francisco disse...

Sem comentários para o porcoshop da segunda...

Victor Dariano disse...

vou ver se acho as construcoes de lego, de sem os truques