Pesquisa sem frescura

quarta-feira, 24 de março de 2010

Entre design e designers

O que eu acredito mesmo é que não existe um signo vazio de significado político.

Seja palavreado ou desenho, acredito que sempre há ali um vetor de informação sobre uma idéia de mundo. Não dá pra abandonar discussões políticas no desenho industrial ou na arquitetura quando estas lhe são inerentes. E o que melhor podemos fazer é sempre redesenhar essas idéias.

Nunca fui defensor de uma forma fixa, uma idéia que me preservasse de vislumbrar por novas perspectivas - "uma faca que só tivesse lâmina (...) [que] ninguém do próprio corpo poderá retirá-la". (Perdão se insisto nesse poema de João Cabral de Melo Neto, talvez por minha estreiteza literária, talvez pela persistente relevância). Essa "liberdade formal" também encontrará uma correspondência na política.

Diante do que se desenrolou aqui no blog, por conta de uma postagem minha, aqui vai uma sugestão - que vale se estiver praticando desenho ou política: sempre desconfie de si mesmo. De certo modo, apenas quando nos permitimos anular as nossas próprias certezas é que podemos enxergar como o outro e entender o que antes nos parecia absurdo.

É o princípio necessário para validar o diálogo - esse bem tão caro, que só é possível se quisermos ouvir tanto quanto pronunciar. Às vezes, na ânsia de manifestar nossa opinião, ou mais ainda, demonstrar nosso conhecimento, cerramos a atenção e negamos a razão aos outros. Tornamo-nos paladinos numa cruzada às cegas.

Então, sem mais, aguardo futuros diálogos: múltiplos na essência, sem fins prescritos.

(
Pra quebrar o gelo, Bill Watterson, um dos melhores:


)

13 comentários:

Victor Dariano disse...

Muito bem colocado!!!

Victor Dariano disse...

o trabalho para que o blog se torne um bom canal para dialogo será mais complicado do que imaginei...

NiCO disse...

Fato! Imparcialidade não existe. Mapas, tirinhas, gráficos, arquitetura, textos: acredito que alguns graphic novels são mais profundos que muitos livros. E apesar disso já não ser um grande segredo, toda vez que pego revistas na Vergueiro o guardinha da saída confere os dados livros, mas dá de ombro quanto 'as HQs. "É só gibi" ele sempre me repete.

Só gibi...

gabriel disse...

calvin é genial

antônio, o guardinha confere os livros retirados?!!! como assim?

Arthur Francisco disse...

"NiCO", fiquei curioso sobre duas coisas: 1) de quem é esse desenho bacana na sua imagem pessoal, e 2) esse blog d7RPG vai pra frente? Qual a proposta dele?

Arthur Francisco disse...

Aliás, acho que você e o Gabriel podiam ser colaboradores periféricos, se o restante da equipe (hein?) achar legal... Só que tem que ser sobre design... (na amplitude que o termo permite)

Victor Dariano disse...

como criador e editor do blog
faço meu, o convite do Arthur...topam?

gabriel disse...

agradeço o convite (que muito me alegra!) mas preciso recusar: já sou meio viciado em blogs, flickr e coisas do tipo, se eu arranjar mais um, simplesmente não saio da frente da internet (mesmo motivo pelo qual não uso twitter...)! mas sempre que encontrar coisas interessantes sobre design, mando para vocês.

agora, fora de tópico: tem gente por aí dizendo que a rigidez formal do Corbusier era falta de sexo (ou medo...)
http://www.independent.co.uk/arts-entertainment/architecture/seven-pillars-of-le-corbusier-942315.html

Victor Dariano disse...

meu...ele casou com uma modelo!?!?!? era um fanfarrao mesmo!!!

Arthur Francisco disse...

Aí, veja: podia ser uma postagem...

Victor Dariano disse...

eu so nao posto isso imediatamente pq to com uma postagem engatilhada desde terca...mas ta na lista de espera hehehe

NiCO disse...

Hey, me sinto honrado pelo convite! O duro é que não consigo manter um ritmo pra escrita e não sei o quanto conseguiria contribuir na parte design da coisa (talvez mais relações e desdobramentos que a coisa tem no campo da geografia). Mas é uma proposta bem interessante!

ah, então, esse desenho é o perpétuo Destruição do Sandman em uma história desenhada em SD. A história é oficial da série mesmo.

Por fim, a idéia do D7 era um blog que eu tinha com a Helô que o objetivo era escrever o que a gente achava de RPG e compartilhar material de campanha. Mas jamais chegamos a postar...

Arthur Francisco disse...

Anotado. Mas qual sua leitura do indicado que o justifica?