Pesquisa sem frescura

segunda-feira, 1 de junho de 2009

História do design automotivo - Séc. XX 1930-1945

1929 trouxe o caos econômico ao paraíso americano. Isso mexeu com a indústria automotiva que estava indo de vento em polpa e o carro já era um produto industrial popularizado. A década de 30 marcada pela crise e recuperação economica intervencionista se viu marcada no design automotivo pelo surgimento do "styling", ou seja, os primeiros "designers", ou como a tradução ao pé da letra sugere...estilistas. E, como mencionado antes neste blog, carros extremamente populares, como nosso querido fusca.
Os estudos estéticos eram feitos visando o mercado consumidor, e para agregar valor ao produto. Despontaram as primeiras lendas do Design, como os italianos Pininfarina e Bertoni, Auxiliados por estudos recentes de aerodinânmica.
Nos Estados Unidos a aerodinâmica e a engenharia aeronáutica influenciaram a corrente "streamline", que exaltava os aspectos estéticos e de desempenho dos carros aerodinamicamente corretos.
O interior do automóvel começou a ser projetado com mais cuidado, visando maior conforto do condutor e assumindo características próprias de um veículo, e não apenas um redesenho do mobiliário residencial.

1934 - Citroen Traction Avant

Concebido por Flaminio Bertoni através de um modelo de plasticina, ou seja, em 3 dimensões pela primeira vez, proporcionando uma boa solução estética e aerodinâmica. A revolução deste modelo, como sugere o nome, é a tração nas rodas dianteiras, carroceria inteiramente em aço, entre outros avanços técnicos.

1934 - Mercedes-Benz 500 k


Um grande e luxuoso automovél, porém harmonioso e aerodinâmico. Haviam 3 versoes: roadster, coupé e spider.

1936 - Gilera Rondine


Um exemplo da aerodinâmica aplicada às motocicletas. Sim, eles estavam tentando de tudo! Esta moto foi uma campeã e recordista, seu nome é compartilhado com um avião produzido pelos mesmos caras.

1938 - Citroen 2cv


Design novamente sob controle das mãos de Bertoni, segue os principios de leveza e inovação. Além disso foi encomendado para transportar 4 pessoas e um saco de batatas a 60 km/h (parece piada). Al guns elementos desse carro também parecem piada, como o encosto dos bancos, que eram atirantados no teto, de lona!!! Sim Bertoni, muito leve!

Volkswagen Typ-1

Perfeito.

Um comentário:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

essa 1ª versão do 2cv era tão leve que não tinha nem ré...