Pesquisa sem frescura

quarta-feira, 16 de março de 2011

Não se faz nada como antigamente

Não me lembro se já falei dela aqui, mas nessa correria e necessidade de fazer posts rápidos um assunto me veio a cabeça. Na verdade sugestão de estudo de um professor de história do design para um seminário.
Vocês conhecem a Lâmpada de Livermore?

Ela nada mais é do que uma pequena lâmpada de bulbo incandescente que permanece acesa desde sua fabricação, 110 anos atrás!
E porque estou falando dela? O sugestão já mencionada pelo meu professor era fazer um contraponto entre a sociedade de consumo e o design fruto da obsolescencia programada (produto concebido pra durar tecnicamente e esteticamente um curto periodo) com a lógica anterior que pregava a produção de um produto muito bom, que durasse séculos (literalmente).
Neste site podemos ver ao vivo a lâmpada, e quem sabe (se tivermos sorte) assistir o seu fim:
http://www.centennialbulb.org/cam.htm
Curioso sobre esse big brother  da lâmpada é que mais de uma camera quebraram antes de testemunharem o fim  da lâmpada centenária de livermore!
Teve até participação especial no excelente Myth Busters:

4 comentários:

Unknown disse...

obsolescencia planejada tambem se esta incorporando a arquitetura neh, olha o estado de alguns desses paineis de aluccobond em tantos bancos com poucos anos de vida!

Unknown disse...

comentarios apocalípticos de sustentabilidade, eu deixo para um proximo post

Anônimo disse...

tem a ver com este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=tmRJ649ICPU

kim Ordonha Cyrillo disse...

estou perplexo com essa lâmpada
como esses caras há 110 anos fizeram isso!!?