Pesquisa sem frescura

quinta-feira, 10 de março de 2011

Cosmos – The Rose Statue


Esta estátua é o marco da cidade californiana de Roseville, um dos municípios de Placer County, subúrbio de classe média alta de Sacramento.

Quantas vezes não passei de carro em suas cercanias, já que esta se localiza no acesso da rodovia I-80 para a cidade de Roseville e de um de seu centro comercial, em uma de muitas idas e vindas para a universidade.

Interessantemente, passei apenas a olhar esta estátua com um olhar mais cuidadoso após me deparar com a pintura de uma de minhas mais queridas professoras de arte, Margot Comer.

Uma escultura muito fotogênica porém alocada em um espaço público (Scuplture Park), em uma sociedade determinadamente antipededestre, de proeminência porém em um ângulo não favorável ao automóvel, o grande protagonista da cidade. Embora definitivamente vazio, a visita a este parque valeu a experiência já que é dotado de muitas esculturas das mais variadas naturezas!

Seu nome é Cosmos e quanto a sua autoria, estou no aguardo da resposta das autoridades da cidade e postarei assim que possível!

Curiosamente a estátua, implantada em 1990, foi uma homenagem de incorporadores a seus moradores.

A homenagem é perfeitamente cabível já que esta nova classe média alta de Placer County é originária de uma verdadeira debandada dos San Franciscans de casas apertadas porém hipervalorizadas da Bay Area, e rendeu milhares de dólares aos incorporadores da região.


 


Cosmos: Uma homenagem dos incorporadores a sua fonte de renda.
  

2 comentários:

Anônimo disse...

muito legal!

Unknown disse...

Vlw man!é uma estátua bem fotogênica mesmo!