Pesquisa sem frescura

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Reflexões sobre a primeira semana de aula

Meu professor de Estudos Sócio-Econômicos nos disse uma frase que considero como mote do sistema de ensino em minha faculdade: “vocês sairão daqui projetando moradias muito bem, mas sem compreender quem as vai ocupar.”
Não sei se estas foram suas exatas palavras, mas a dicotomia gritante entre os aspectos técnicos e os aspectos humanos implícitos na multidisciplinar profissão de arquiteto veio a tona em meu raciocínio.
Nesta mesma aula foi mostrado um filme, produzido para um tfg da FAU USP.
No inicio, uma parcela considerável de alunos tratou com desdém a possibilidade de um tfg, tão temido no Mackenzie, ser produzido em forma de filme. Felizmente, muitas opiniões mudaram após sua exibição.


crea ou CAU? Creio que já está na hora de termos nosso próprio conselho e legitimizar nossa profissão.

4 comentários:

Victor Dariano disse...

não tenho muito o que falar, porque a minha visão é muito exterior, sem a vivencia necessaria. Mas creio que com o que conheço dos alunos e projetos concordo com vc.
só uma coisa q lembrei. o tfg do Fernando Meirelles na FAU foi um video...

Unknown disse...

tem um certo preconceito dos alunos do Mackenzie para com a FAU, ja que no Mackenzie tem tanta aula de projetar etc, e na FAU teoricamente tem menos.
Mas tbm n tenho a vivencia para falar isso, teriamos que comparar os curriculos, botar os profs pra analisar eles.

A pressao no Mack é boa, faz agente chegar no limite, produzir num ritmo que nao pensei ser possivel, o ritmo de aprendizado é intenso e exponencial. mas a que custo ne?

dormir?luxo para ume estudante do Mackenzie

Anônimo disse...

capacetes coloridos?

Victor Dariano disse...

http://vimeo.com/13259606
se for capacetes coloridos, tem o video ai...