Pesquisa sem frescura

quinta-feira, 4 de março de 2010

História do Design Automotivo - sec. XX, décadas de 60 e 70

Anos de boom econômico e de crise, em todos os sentidos, crises políticas, sociais, culturais e econômicas. Isso tudo refletiu no desenho dos veículos. Assim como nos anos 30, quando surgiu o Styling, nos anos 60 a estética voltou a ser o fator impulsionante da indústria. Com isso, estúdios foram criados, principalmente na Itália, focados no desenvolvimento estético e aerodinâmico das carrocerias. Nos Estados Unidos essa idéia já estava enraizada, porém designers das próprias montadoras investigavam a forma de seus veículos.
 
Ford Mustang 1967, década de 60 foi marcada pelos muscle cars americanos.
  
Jaguar E-type supercarro simples e num belo "british green".

 
Lamborghini Miura, o primeiro sucesso.

Desta vez fiz um post mais resumido, para quem está pegando o bonde agora, visite o marcador "carros" ou "historia do design" que temos a historia do design automotivo resumida desde o século XIX até o que escrevi neste post.

3 comentários:

Unknown disse...

ow sabia que o silvio santos tinha um jaguar desses ai hauahauah

Renée disse...

Adoro o Mustang, acho o carro mais lindo! Não que eu entenda muito de carros né...
É interessante notar como todos os acontecimentos (sociais, culturais, econômicos e políticos) se influenciam! Até no que achamos que é algo a parte, como o design de um carro.

Beijos,
Renée

Victor Dariano disse...

Depois terei que fazer um post só sobre styling, é um assunto bem interessante e muito relevante...

Pois é Re, tudo se influencia. O desenho do mustang, é fruto de um desejo de consumo, que é atendido e por isso as vendas foram astronomicas, alavancando a industria, economia, e enfim...sociedade, que é nada mais nada menos que o consumidor. O ciclo se fecha...