Pesquisa sem frescura

terça-feira, 2 de março de 2010

Artacho Jurado: one of a kind





Olá Pessoal,
Esse post veio nos acréscimos da prorrogação, mas garanto que a verdadeira emoção está guardada para o final!
Hoje gostaria de abordar um tópico recorrente em meus estudos acadêmicos: ninguém mais ninguém menos que Artacho Jurado!!!!!
Gostaria de trazer para atenção de vocês um de seus únicos edifícios fora de São Paulo, o Edificio Verde-Mar localizado na orla de Santos. Este edifício, mesmo fora da principal área de produção de Artacho, tem uma importante razão no processo de entendimento de sua obra.
O Victor sabe que eu realmente gosto da obra dele, mas não sei se nunca comentei acerca das razoes por esta admiração. Além do cara ter uma lábia muito boa e conseguir vender gelo no Alaska, eu me impressiono pela maneira como ele foi capaz de servir ao mercado com uma arquitetura de boa qualidade.
Esta questão pode parecer não muito complicada a uma primeira vista, mas olhem só a onda de neoclássicos que estão engolindo nossa cidade e vocês sentiram minha angústia ao olhar a cidade de minha sacada.
Mas existe uma luz no fim do túnel!! A junção destes dois cada vez mais paradoxais conceitos  parece estar sendo em algumas frentes da cidade!Estou falando da incorporadora Idea Zarvos, que esta investindo em jovens arquitetos para fazer empreendimentos que consigam visar o lucro sem se esquecerem de seus compromisso para com o ser humano e nossa cidade!!
Como exemplo temos o edifício 4x4 de Gui Mattos:



E tambem temos o Edificio 360 de Isay Weinfeld :


Mas agora voltando ao Verde Mar, mais interessante ainda, foi o fato de Jurado também ter conseguido conciliar a concretização de aspectos artesanais em seu projeto no ápice do movimento moderno no país, desbancando qualquer tentativa de racionalização em massa!
O exemplo mais intrigante disto são as formas das aberturas no pergolado da cobertura do Edifício Verde Mar. Vejam só no vídeo a variedade de formas usadas nesse pergolado e vocês verão o que eu estou me referindo!!! Fico triste só de  pensar que usaram uma forma de madeira diferente para todas as aberturas, mas quando penso que se de uma obra ‘limite”, um projeto que tenta engrandecer a experiência do ser humano com uma varanda extraordinária para o Oceano Atlantico, creio que os recursos foram bem usados!!!Estou falando de ambientes, que com a ajuda da natureza, nos suscitam a viver momentos que valem por uma vida toda!!
Agora,  andar de bicicleta nessa cobertura de pergolados???????? Isso sim é para macho ahuahauah!!!

Esse cara pode dizer que viveu altas emoções com Artacho!!!!

2 comentários:

Victor Dariano disse...

maaano, que anguustia!!!! é tenso até de assistir o cara fazendo isso...

alias, não sei se vc viu, mas o edificio 360 aparece direto nos anúncios do google aqui no blog hehehehe

Unknown disse...

Ahamm eu vi simmm!!!nossa eu acho mto legal mesmo essa incorporadora dar uma chance para arquitetos mais novos e compromissados terem uma chance de produzir na mainstream huh?

ahauaha nossa, meu irmao falou que ja subiu ai encima enquanto ele estudava em santos!!

nossa e tem um drama adiconal para o cara fzr isso no predio!!!o recalque dos predios em santos ahuahauahauahauaah!!entao alem d tudo ele devia tar meio inclinado ahauhauaha