Pesquisa sem frescura

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Design de Guitarras, Gibson x Fender

Esse é um assunto um tanto esquecido, mas que eu gosto muito.... instrumentos musicais!!!!
Talvez por que a forma decorre de séculos e séculos de tentativa e erros a maioria dos instrumentos tem um design extremamente funcional.
A produção continua muito artesanal, mesmo em grandes industrias, ajustes sempre tem que ser feitos por luthiers...para garantir afinação e regulagem.
Escreverei uma série de posts sobre esse assunto, nesse primeiro faço uma breve introdução com o pouco que sei.

Para começar falarei dos meus gostos, como contrabaixista e fã de rock. Qualquer adolescente de 14 anos (que eu tinha quando comecei a tocar) entra na polêmica dos sonhos, qual guitarra (ou baixo) é melhor, ou mais bonita, whatever...Fender ou Gibson?
Com 14, 15 anos, você ta se lixando pra qual é melhor, você quer a mais legal!!! Aí entram os aspectos do design ligado ao efeito psicológico que o desenho do objeto gera no usuário, ou sonhador, nesse caso. E o marketing faz parte disso, criando necessidades para o consumidor, não somente estéticas como técnicas (captadores melhores, madeira adequada pra tal tipo de instrumento, e assim por diante). Os instrumentistas de sucesso no meio musical também influenciam nos gostos e “necessidades” dos consumidores.
Existem 2 modelos lendários de guitarras:
A Fender Stratocaster e a Gibson Les Paul.
Claro que existem inúmeras versões de cada uma, que pra falar q verdade não me importa muito, pois o desenho continua basicamente o mesmo.



A Gibson Les Paul tem um desenho mais conservador. A forma é harmoniosa e cheia de curvas, lembrando o formato do violão, de quem a guitarra elétrica evoluiu. Nas laterais do corpo, existem cantos, que remetem às faixas laterais de madeira das caixas acústicas dos instrumentos de cordas. É um desenho mais obvio, considerando as origens, mas a mim não agrada por parecer meio “fake”...se é pra ser uma guitarra, que seja uma guitarra!
Falando brevemente do timbre, os guitarristas que preferem bons graves gostam da Les Paul.



A Fender Stratocaster tem mais cara do que pra mim é uma guitarra, a imagem que me vem a cabeça quando penso “guitarra” é a Strato. A forma não é tão obvia, e possui ponte móvel (ponte é a peça que segura as extremidades das cordas no corpo). O corpo possui não somente o corte para que a mão do guitarrista possa acessar as notas mais agudas perto do corpo para solar como em todas as guitarras, como também possui um corte na parte superior perto do parafuso que prende o corpo à correia. As laterais são arredondadas e existe um corte diagonal para o apoio do braço direito, enfim....pra mim, como uma guitarra deve parecer!!!

Esse post foi meio superficial, mas o intuito do blog é simplesmente dar opinião, sem frescura!!!
Hahahaha, depois eu continuarei falando dessas e outras guitarras e outros instrumentos musicais.

Nenhum comentário: