Pesquisa sem frescura

sexta-feira, 25 de março de 2011

É difícil parar de fumar

Achei mais uma desculpa relevante para falar sobre pintura dos carros da Fórmula 1.
Até a década de 90 os maiores patrocinadores eram empresas tabagistas. Isso desde os anos 60 quando começaram a pintar marcas nos carros.
Acontece que alguns desses "outdoors ambulantes" se fundiram na cultura automotiva, e se tornou repertório visual de todo fã de corridas.
Isso pode parecer bobagem mas acontece que dois carros esse ano, tem patrocinadores "whatever" e tem pinturas que remetem a linguagem usada por patrocinadores tabagistas do passado.

FW17 - Williams de 1994 patrocinada pela Rothmans.

FW33 - Williams de 2011 com pintura que remete à usada nos anos 90.

Renault Lotus - 2011 com pintura que não tem nada a ver com os atuais anunciantes, mas remete à época mais vitoriosa da antiga Lotus.

Carro antigo da Lotus, com patrocínio da tabagista JPS (John Players Special) durante os anos 70 e 80.

3 comentários:

Unknown disse...

O impacto desta indústria no branding da f1 foi realmente imenso cara. Uma pena, porém estas pinturas se tornaram lendas cara!

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

pois é, hoje é difícil desvincular uma identidade visual (ainda que originária da indústria tabagista) ao desejo de reviver dias gloriosos no automobilismo...

Victor Dariano disse...

O que eu acho interessante do ponto de vista comercial, é que a identidade visual da JPS e da Rothmans foram tão bem projetadas e aplicadas que outras marcas nada a ver fizeram referencia a elas.
É como se a Renault tivesse fazendo propaganda pra JPS que nem sei se existe ainda, por exemplo