Pesquisa sem frescura

domingo, 7 de novembro de 2010

SUPREMA FELICIDADE - TAMBÉM UM FLASHBACK ARQUITETÔNICO

No feriado tive a oportunidade de ver o ultimo filme de Arnaldo Jabor, Suprema Felicidade. Após 24 anos longe do cinema, seu retorno veio com seu próprio roteiro. Porém este redigido com ajuda de Ananda Rubinstein, em uma espécie de biografia mesclada com ficção.


CARTAZ DO FILME

Já vou adiantando que não sou um expert em cinema, mas para mim, este filme contraria os expectadores que vão esperando algo convencional. Em um constante uso do flashbacks, a historia de Paulo aqui retratada tem como principal trunfo a discussão da vida.  Seja em sua essência, ou em seus detalhes, a tenho como protagonista do filme.
Mas como estudante de arquitetura, não pude deixar de reparar na importância da arquitetura no desenvolvimento do filme.
Em Suprema Felicidade, temos um Rio  de casarões de muros baixos e torreões, de um grande requinte artesanal. Temos um Rio com a luxúria art deco, presente no exuberante Cassino Eldorado. Temos até exemplos de colégios religiosos com entalhes dos mais minuciosos, e o bucólico arruamento dos anos 40 e 50.
Mas nada como a skyline da cidade a partir de suas praias, em uma das muitas embriagadas madrugadas de seu desenrolar.
Enfim, um flashback em todos os sentidos!

3 comentários:

Victor Dariano disse...

cara, gostei do post... parece um review de cinema mesmo. Gosto muito quando conseguem inserir a cidade num filme, principalmente quando tem essa tematica urbana.
Há muito quero fazer um post sobre de volta para o futuro, que por mais fictícia que seja a cidade tem uma discussao ali sobre desenvolvimento urbano e a relacao de poder e degradacao...

Unknown disse...

vlw mesmo cara!
acho q o próximo cinematográfico q vou fzr vai ser sobre o quinto elemento!
mas vou dar uma estudadinha maior para fazer!

Arthur Francisco disse...

Eu vi esse filme e, apesar de seus comentários serem muito pertinentes, acho que a direção de modo geral, bem como a atuação de alguns atores, ficaram apenas regulares.