Pesquisa sem frescura

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Inspirações

Já discutimos anteriormente o quanto a Apple se inspira no design da Braun do Dieter Rams. Recentemente eu peguei um livro sobre a Braun e vi que o radio-relógio da Oregon que eu comprei algumas semanas atrás é também muito inspirado na Braun. Coloquei a foto no meu twitpic já que o blog estava focado no concurso, mas quero compartilhar essa comparação aqui também e discutir um pouco isso. Questões estéticas e funcionais em voga desde os anos 60. Esse "estilo" derivado do modernismo no design era chamado de internacional. Podia ser disseminado em qualquer tempo e lugar. Acho que de certa forma distorcida e bizarra isso aconteceu mesmo. Apesar de pessoalmente achar importante que fatores regionais e temporais sejam considerados.
O radio maior é um Sharp dos anos 80 (mais velho que eu) da pra perceber a poluição visual e como seu desenho é datado.

Nenhum comentário: