No meu blog pessoal, ap273, fiz a produção de uma imagem. O ambiente foi modelado no Google SketchUp, renderizada no SU Podium e retocada num conhecido editor de imagens. Gostaria de compartilhar o processo com vocês.
1. Volume e Texturas
No GSU você vai ter a maior parte do trabalho.
Modelar uma sala simples dessa leva cerca de um
minuto:
Para que alguns detalhes ficassem com o aspecto intencionado, gastei mais algum tempo adicionando detalhes à borda do vão da janela. Você pode fazer isso criando linhas, puxando e arrastando. Vai levar mais um minutinho...
A maior parte do cuidado vem a seguir.
É preciso escolher boas texturas para fazer um render satisfatório.
Isso quer dizer: jogue fora toda a biblioteca do GSU e procure na internet.
Você pode editar quaisquer imagens encontradas para ficarem aplicáveis (acertando perspectivas e ajustando bordas), mas um bom lugar para começar a procura é esse aqui:
http://www.cgtextures.com/
Algumas das texturas aplicadas abaixo foram obtidadas no cgtextures e aplicadas, outras eu mesmo editei para que criassem um padrão de repetição.
Aí entra o SU Podium. As texturas devem ganhar algumas qualidades para causarem a impressão final. Veja como a cena acima fica renderizada:
A interface do SUP para texturas é essa:
Você basicamente informa se o material possui alguma reflexão, índices de rugosidade e outros detalhes bem simples e intuitivos. O SUP tem a mesma idéia de simplicidade que o GSU: simplificação, rapidez e qualidade.
Os efeitos para o piso de madeira, por exemplo, foram obtidos com as seguintes configurações: Diffuse 90, Transparency 0, Reflection 10, sem Blur, Bump Depth 50.
Você pode baixar uma versão para experimentar no site:
http://www.suplugins.com/
2. Decalques de texturas.
Um técnica que adiciona verossimilhança a texturas é a sua complementação com decalques, isto é, a sobreposição de texturas de modo localizado. Os decalques são texturas de formas irregulares com fundo transparente. Nesse caso, adicionei manchas, trincas e danos à parede
de tijolos.
Há duas formas de fazer isso no GSU. A primeira, mais tradicional, é fazer a adição no editor de imagens. Você deixa a textura pronta pra ser colocada (pega, por exeplo, as dimensões da parede, com o vão da janela, altura e largura, e faz uma textura sob medida). A segunda é um pouco mais dinâmica, embora precária. Acredito que programas de modelagem mais avançados tenham uma técnica mais adequada. Enfim, o processo é adicionar as imagens em camadas no próprio GSU. Você precisará copiar as linhas que limitam as texturas, como por exemplo as bordas da janela.
Primeiro as manchas:
Depois as trincas e danos:
Seguem um detalhe. Trabalhe com bump depth para gerar resultados ainda mais apropriados.
Se você notou uma falha na mancha entre a trinca e o dano, percebeu que há uma boa precariedade no meu método... ainda assim, é como o GSU permite trabalhar. Abaixo, um detalhe das camadas, separadas em 1mm.
3. Objetos e complementos 3D
Ainda na parede de alvenaria, o bloqueio de madeira no vão da antiga janela. Usei uma textura de madeira bem ruidosa, e modelei as danificações na geometria 3D.
O tapete funciona na mesma técnica dos decalques para a parede. A imagem de um tapete foi "danificada" no editor de imagens. Alguns objetos foram encontrados no Google 3D Warehouse, outros, como a Banqueta Girafa da Baraúna, estão na minha página de modelos.
Abaixo, o preview output do SUP. Em branco estão as bordas dos objetos sendo redefinidas e suavizadas. Repare que as texturas com bump depth aplicado apresentam "arestas virtuais".
Mais objetos da vida local. Repare que a bola foi modelada em branco para que gerasse sua sombra. O decalque de Jabulani foi adicionado no editor de imagens.
4. Rendering e pós-produção
Enfim. A cena bruta no GSU. Também foi adicionada uma luminária no teto. Repare num "ponto" mais abaixo: essa é a luz pontual, também criada com o SUP. O brilho no bulbo da lâmpada foi feito no editor de imagens.
E a cena bruta no GSU com texturas:
Finalmente, para que a imagem ficasse como apresentada, algumas calibradas no editor foram necessárias. Eu particularmente gosto de imagens com bom contaste e pouca saturação de cores, com um brilho difuso para completar.
Espero que os modeladores de plantão tenham gostado.
5 comentários:
Muito bom tutorial, parabens!
dessa vez eu que fiquei com duvida no titulo, é fabriação mesmo?
Ops... Fabricação...
tudo isso é p quem nao manja nada brincar de arquiteto?? adorei! ficou muito bom.
ps: ta na moda fazer cômodos deteriorados??
beijos, Carol.
Não... tá na moda fingir que o mundo é de glacê : )
Beijss.
Postar um comentário