À esquerda está um diagrama que montei que identifica a tipologia de veículo que está contida em cada zona de restrição.
O meu veículo se insere entre o último e o penúltimo do diagrama. A intenção é projetar um veiculo de carga que possa abastecer o centro de São Paulo mesmo com as restrições.
O gráfico abaixo mostra a capacidade de carga de vários veículo por tipologia. Identifiquei uma brecha nesse gráfico (considero que o veículo não trafegue com espaço ocioso, ou supercarregado) que é exatamente um dos pré-requisitos do meu projeto.
Os pré-requisitos são:
- carregar entre 3 e 5 toneladas
- largura entre 2,5m e 3m
- comprimento menor que 6,3m (dimensões do VUC)
Mais tarde percebi que este desenho era do chassi da Hilux, apesar de não ter referencias em nenhum lugar que achei esta imagem. Gostei da ideia de usar o tipo de construção Carroceria sobre chassis, pois os esforços, principalmente de torção, não são transferidos totalmente para a cabine ou para o compartimento de carga. Pesquisei sobre os dados técnicos da Hilux e vi que se encaixavam nos pré-requisitos. Estava pronto para definir o "package" com as dimensões necessárias para o projeto da carroceria.
5 comentários:
Boa tarde,
Gostaríamos de compartilhar alguns conteúdos que poderiam ser aproveitados para seu blog:
Teste: qual é o produto?
http://blog.maua.br/qual-e-o-produto/
Design é diferencial em cadeira de rodas para crianças
http://blog.maua.br/2010/10/eureka-2010-mobilidade-para-criancas-com-necessidades-especiais/
Brinquedo e refrigerador premiados:
http://blog.maua.br/2010/07/nosso-design-esta-conquistando-o-brasil/
Estamos aceitando troca de links relevantes também! Temos o curso Design do Produto e abordamos o assunto em nosso blog e seu blog é focado no assunto – portanto, se tiver interesse podemos trocar links em nossos blogs.
Agradecemos a atenção, um abraço!
Atila
Atila, gostariamos de entrar em contato para troca de links, se receber a resposta deste comentario, envie email com contato ou mande para:
designsemfrescura@gmail.com
obrigado
Engraçado... na minha cabeça leiga, um chassi (digamos, essa base que você apresentou) era uma estrutura sólida - como a base de alumínio escavada do mac-book air... Essa é muito mais "arquitetônica"...
Sim, o chassi nada mais é do que um pórtico.
As vigas, são chamadas longarinas (longitudinais) e travessas(transversais.
as curvas existem por causa da fixacao das suspensoes
hilux é mesmo difícil de dar problema
Postar um comentário