Pesquisa sem frescura

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

I am Ironman

Pois é, segundo o site da info, O exército americano está testando e aperfeiçoando trajes bélicos robotizados que aumentam significativamente a força dos soldados. Poderíamos até chamar de IRONMAN esse traje desenvolvido pela Raytheon Company.

Na verdade lembrei de dois desenhos antigos: Exosquad e Centurions. O primeiro passava no USA, atual Universal Channel e o segundo passava no Cartoon Network no idos de 1997




2 comentários:

Kim Ordonha disse...

Esse traje e esse desenho também mostram como que a cultura bélica estadunidense é fruto duma construção e de constantes reafirmações.
Essas coisas sempre cativam o ideário mais republicano, mas é o típico design a ser questionado. E acho que não estamos mais com as ilusões do século passado de achar o desenvolvimento científico é alavancado pelas guerras. Já pagamos preços muitos altos por isso, e continuamos pagando no oriente médio e na permanência de uma diplomacia maniqueísta e bronca.

Porém, esse era o tipo de desenho que eu gostava quando criança; e mostra como que uma inovação tecnológica frequentemente é precedida pela ficção.

Victor Dariano disse...

Acho que o belicismo está contindo não apenas nos EUA (apesar de ser extrapolado, lá)mas no ser humano.

Algumas descobertas e invenções tem seu lado prático e social também. Bem antes de ver esse "ironman" do exército, vi na tv ou na internet coisas semelhantes que ajudam pessoas paralíticas a andar. Não sei o que veio primeiro, provavelmente são pesquisas simultaneas.

Na verdade acho muito antiprático esse tipo de exoesqueleto num combate. É muito mais "show-off" (exibicionismo)do que um desenvolvimento de armamento