Pesquisa sem frescura

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Descaso e estupidez

A ideia desse post veio quando vi a divulgação, nessa semana, de um estudo para o novo autódromo no Rio, em Deodoro:

As pessoas mais próximas de mim devem saber o quanto eu gosto de autódromos. A minha primeira ideia para trabalho final na Faculdade de Arquitetura era uma reforma em Interlagos (ideia que não foi pra frente). Eu desenhava os traçados das pistas da F1 quando tinha uns 6, 7 anos... nem sabia desenhar os carros direito. Conheço muita coisa mesmo sem ter visitado, e conheço bem Interlagos, que visitei bastante nos últimos tempos.
Mas não é de Interlagos que eu quero falar, e sim da estupidez que estão fazendo no Rio de Janeiro.

Jacarepaguá é um autódromo histórico, que sediou corridas da Formula1 Moto-velocidade (atual MotoGP) e Indy, fora toda a tradição do automobilismo nacional, dividindo com Interlagos o posto de autódromo mais importante do país.


Nos anos 70 era um "autódromo-modelo" para a FIA, e (considerando o traçado original) seria até hoje se tivesse sido gerenciado de maneira correta.
Seu prestigio foi um pouco abalado com o retorno da F1 pra SP dos anos 90 em diante, ocasionando vários períodos de abandono de Jacarepagua, reformado com a construção do oval para a F-Indy em meados dos anos 90.
Com os Jogos Panamericanos de 2007 em vista, um conjunto aquático e uma arena poliesportiva foram construídas SOBRE partes do traçado. Repito: SOBRE!

Não é o caso de se construir um equipamento complementando outro, nem substituindo, pois são de naturezas distintas. Isso seria justificável, mas não é o caso! E olhem que implantação ridícula...se vai destruir a pista que façam um projeto decente!
 E não, a imagem acima não é  da obra, a Arena e o Conj. Aquático já estavam "prontos".

Mas beleza, já foi feito. Aí veio veio o desastre: o anúncio do Rio como sede dos Jogos Olímpicos, decretando o fim de Jacarepaguá. Seu asfalto que proporcionou glórias e derrotas esportivas durante décadas vai ser substituído pela Vila Olímpica e outros equipamentos esportivos...
Pelo menos melhora a implantação...mudando o entorno, até eu...

Mas eis que vem a piada de péssimo gosto: disseram que vão compensar o fim de Jacarepaguá com a construção de um novo e moderno autódromo em Deodoro! (primeira imagem do post).
Isso faz sentido pra você, leitor? Você tem um terreno grande o suficiente para construir uma vila olímpica, mas prefere construi-la sobre um histórico autódromo para construir um novo nesse seu terreno gigantesco...

Fora que querer destruir o Autódromo de Jacarepaguá é como se, aqui em SP, derrubassem o estádio do Pacaembu para construir um shopping no lugar!(muito bem observado pelo Felipe numa conversa que tivemos a pouco).

Enquanto isso, em 1978:

2 comentários:

Arthur Francisco disse...

O projeto da nova pista é engraçado mesmo... vai-vem-vai-vem... que falta de criatividade! Os organizadores deviam chamar uns japoneses para isso: eles tem ideias muito boas para pistas de corrida!

PS: Já aprendi que "ideia" não tem mais acento, afe..

Unknown disse...

Falando em japoneses...aqui vai minha participação direto das terras do sol nascente...

É incrível como se destrói os "edifícios" históricos sem o menor pudor.

Ok, operações de restauro são caras e exigem cuidado mas duvido que seja mais caro do que: destruir o autódromo + construir a vila olímpica + construir outro autódromo

A ironia disso tudo é que a sede do IPHAN fica no Rio...