Pesquisa sem frescura

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

TFG parte 1

 Transporte de Cargas e Mobilidade Urbana

Vou começar os posts sobre meu TFG explicando o tema para você, caro leitor.
Como você deve saber, a cidade de São Paulo é extremamente caótica (agora que ando mais de carro, percebo isso mais ainda). Não é possível prever seu tempo de viagem (utilizando a palavra em todos os sentidos) na transposição da cidade de um lado para o outro. Poderia aqui ficar falando muito blá blá blá e colocar dados e etc... mas não vem ao caso.



O que vem a ser importante (para o meu trabalho) é que uma das medidas tomadas pela prefeitura ao longo dos últimos anos foi a restrição ao transito de caminhões na cidade! Poxa, que legal, posso andar com meu carrinho por SP com "born to be wild" no último tranquilamente, com um pouquinho de vento na cara né?



CLARO QUE NÃO!

Beleza, não temos mais caminhões grandes atrapalhando nossas vias apertadas. Mas a lógica que é aplicada ao transporte de cargas tem que ser a mesma do transporte coletivo. Se apoiamos o transporte de massa pois assim diminuímos o transito e a poluição (um busão carregando 70 polui menos e ocupa menos espaço na via que 70 carros) temos que apoiar o transporte de cargas em grandes caminhões, pois 1 grande que aguenta 30 ton ocupa espaço e polui menos que 5 VUC's (aqueles caminhões pequenos).

Ou seja, querendo diminuir o transito, aumentamos o espaço ocupado nas ruas e ainda estamos destruindo o planeta!

Tá, mas será que essas carretas gigantes conseguem abastecer bem o centro da cidade? Será que sua capacidade de carga está sendo bem aproveitada?

As ruas do centro de São Paulo não foram projetadas para carretas, e sim para carroças! A cidade cresceu no séc. XIX entre linhas ferroviárias, rios e chácaras. O arruamento dessa época é muito presente. Por isso  acho ok restringir caminhões gigantes de entrarem no centro. Óbvio até.

O problema é restringir qualquer tipo de caminhão...burrice, precisamos abastecer o centro dos mais diversos produtos! E essa era a lógica da prefeitura, mas isso foi sendo adiado até algumas semanas atrás, quando a restrição dos VUC's caiu.



Qual o meu trabalho? Projetar um veículo que possa otimizar a mobilidade urbana da população em geral, abastecendo racionalmente o centro da cidade, ocupando pouco espaço na via, carga e descarga eficiente, etc.

3 comentários:

Arthur Francisco disse...

Bom, eu já tava acompanhando esse processo há um tempinho. Agora quero ver a caranga! Bom trabalho!

Victor Dariano disse...

Alguns dados técnicos da caranga:

0-100km/h: 2.4 segundos
vel. máx.: 350km/h
capacidade de carga: 50ton
tração: integral nas 7 rodas
rodas: liga leve aro 25" vida loka

uhauhauhauh

Arthur Francisco disse...

haha, engraçadinho...