Pesquisa sem frescura

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ventilador sem pá!!!


O Designer James Dyson inventou um ventilador inusitado. As pás realmente são um problema pelo perigo e e dificuldade de limpeza. além disso, o desempenho aerodinâmico delas faz com que o ar tenha um fluxo não-contínuo no sujeito que fica à sua frente, como se estivesse lenvando socos de ar.
O ventilador do Dyson usa o mesmo princípio da asa do avião, diminuindo a pressao na parte interna do aro, com aumento de velocidade. Com isso o ar que fica atrás do ventrilador é sugado, e ao passar pela zona de baixa pressão, a velocidade aumenta (pelo que dizem) 15 vezes!!!!


3 comentários:

Arthur Francisco disse...

Sem frescura alguma. Muito bem elaborado. Acabamento limpo, prático e bonito. Funcionamento, ao que parece, exemplar. Um novo paradigma pronto para receber carcaças de estilistas ao redor do mundo, hehehe.

Victor Dariano disse...

ultimamente na F1 estão usando ventiladores assim pra esfriar o carro antes da largada e quando estão nos boxes. Não sabia como funcionava até fazer esse post.

acho que este é um exemplo da diferença do raciocinio do designer e do engenheiro. Pq o engenheiro pensaria em fazer a melhor pá de ventilador do mundo, q seu formato fosse mais eficiente (porem ainda existiriam os problemas)
já o designer pensa em eliminar os problemas buscando outras alternativas.

Arthur Francisco disse...

Não acho que seja assim, tão "classita". O problema é que normalmente é atribuído ao designer - ou creditado ao designer - a tarefa de associar uma nova tecnologia para antigas funções. Não foi o designer que descobriu o ventilador sem pá, mas quem deu forma, viabilizou a materialização do objeto.