O maior barco do mundo movido por energia solar foi finalizado semana passada. Trata-se do Planet Solar Boat que vai dar a volta ao mundo ano que vem e conta com mais de 5000 pés quadrados de células fotovoltaicas. É um barco com casco tipo catamarã com 100 pés de comprimento, ou seja, é bem grande!
Acho bem legal o desenvolvimento desse tipo de veículo, principalmente porque o diesel despejado nos mares por lanchas causam um desequilibrio muito grande nas marinas e portos por todo o mundo. Os veleiros são boas soluções mas não tem muito conforto e a falta de vento pode causar situações complicadas em altomar.
Claro que pode faltar luz solar, e tem as noites também. Por isso o desenvolvimento desse tipo de embarcação que parece óbvio tem demorado bastante. Por isso acredito que se lançaram esse barco, ele tem uma capacidade de armazenar energia muito boa, sem contar um motor diesel de reserva.
Não existe um barco ideal, e assim como vai acontecer com os automóveis, creio que a mescla de energia solar, eólica, células de combustível e motores de combustão interna eficientes será o futuro. Tão complexamente intricado no uso da energia, como é em todos os outro seguimentos.
fora que achei bem bonito esse barco...
5 comentários:
Vamos torcer pra dar certo...
O uso do deck fica comprometido, não?
nesse caso sim...mas esse barco é pra dar a volta ao mundo...então acho que tem mais celulas do que o necessario...apesar disso, no interior cabem 50 pessoas (plausivel considerando ser ter um casco de 100 pés) mas não vi o arranjo interno pra ver se essas 50 pessoas se acomodam bem...
Só faltava né: o desconforto mais caro do mundo! (?)
Postar um comentário