Pesquisa sem frescura

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ora bolas!


Desculpem-me pela falta de postagens. Acho que meus compromissos acadêmicos e o vicio no Álbum da Copa me limitaram. Até pensei em postar algo comentando o álbum ou as figurinhas, mas tem gente aqui que manja mais de design gráfico pra fazer isso. Tive a idéia de falar da bola da copa, e isso me fez pensar em falar de bolas em geral!
Já se perguntaram porque tem tantos tipos de bola diferente? E porque são tão diferentes? Não vou comentar muito sobre materiais e métodos de produção e sim da sua relação com o atleta.

Golf
Exemplo clássico de design de bolas.Descobriram (não sei como, se alguém souber comente a resposta) que esses buraquinhos faziam a bola ir mais longe, isso tudo empiricamente. Engenheiros desocupados descobriram que os buraquinhos geram um efeito aerodinâmico que diminui a resistência ao ar elevando a velocidade e a distância alcançada com a mesma força aplicada. Essa descoberta inclusive já foi utilizada em asas de aviões!


Futebol
Acho que não tenho muito o que acrescentar ao que todo mundo que lê o blog sabe. Mas tem uma curiosidade que muita gente não conhece. Nos países mais afetados pelo inverno europeu a bola não para de rolar! Nessas circunstancias sao utilizadas bolas com cores vivas que contrastam com a neve. Assim nem a sua vó que nunca sabe onde a bola tá quando vê um jogo na TV se perde.
pra animar aqui vai um video engraçaralho:


Basquete
Esse eu conheço bem. A bola é grande, comparada com a de futebol e necessita basicamente de duas coisas: pingar numa altura exata e ter uma textura adequada para a pegada da mão, garantindo o controle da bola e o arremesso preciso.




Rugby
Nem todas as bolas são redondas! Essa está começando a ficar famosa no Brasil. O Rugby surgiu na Inglaterra simultaneamente ao futebol. Na realidade os dois são tipos de futebol. Football Association = futebol (o Soccer que os americanos falam, vem daí) e Football Rugby = Rugby. O esporte é algo como se fosse o Fut americano com o tempo corrido, e sem equipamentos. Na época em que o esporte foi criado, existiam bolas redondas e ovaladas, e assim como a redonda herdou o futebol, para poder-mos chutar, a bola oval herdou o Rugby.
Ela é mais robusta que a de fut americano e nao possui ponta para poder pingar no chão, antes de ser chutada.




Futebol Americano
Essa é a bola oval famosa, derivada do rugby, que surgiu junto com o futebol "normal e nos EUA adquiriu novas formas e regras. São dois esportes bem diferentes, mas por ser confundido pelas pessoas eu vou diferencia-lo pelo que mais é relevante para o design da bola. A regra do passe do Quarter Back. Não vou explicar aqui o que é um quarter back, mas imagine no futebol um zagueiro dando um chutao pra frente tentando encontrar algum atacante rapido, só que o QB faz isso com o a mão.
Isso traz duas características para a bola: o formato pontudo (diferença principal dela com a bola de rugby) e a costura, que era uma necessidade "estrutural" antigamente, mas que hoje em dia tecnicamente é inútil, mas ainda permanece por remeter ao passado e por ser usada para o QB segurar de uma maneira específica para dar efeito na bola (não sei fazer isso hehe).
Esse lançamento do QB para os caras rápidos lá na frente vocês já devem ter visto várias vezes em "filmes sessão da tarde", e em câmera lental.


Algumas bolas de futebol americano tem forma redonda também.

Pelota Basca
Pra falar a verdade não sei como é uma bola de pelota basca, mas está na lista pois é a bola que atinge a maior velocidade entre todas as bolas de todos os esportes (considerando os chutes do Roberto Carlos).
Cerca de 300km/h!!!!!!


Baseball
Um núcleo maciço de madeira relativamente densa e coberta de couro costurado. Assim como na bola de fut americano a bola de baseball tem em suas costuras o segredo do arremesso. Os arremessadores são capazes de colocar vários tipos de efeitos de bola curva e com perda de velocidade enganando o batedor.
Aqui embaixo um batedor enganado por um efeito especial.

Por enquanto é só, desculpem pelo post enorme, mas pela falta de atualizações no blog acho que os leitores mereciam. Eu podia também ficar falando de bolas de infinitos esportes. Mas essa já foi uma boa introdução.

7 comentários:

Arthur Francisco disse...

Gosto dessas fotos hilárias...
Achei um vídeo sobre pelota basca:

http://www.youtube.com/watch?v=08U6wYrSDGk&NR=1

acho que deviam misturar esse esporte com base-ball...

Arthur Francisco disse...

A-Ha! Faltou a de tênis!

Arthur Francisco disse...

E as de sinuca.

Victor Dariano disse...

pois é...acho q vou fazer uma continuação desse post.
putz...no momento estou no dph, quando chegar em casa verei o video...
esqueci de falar de Gallic Football e Hurling, que é diferente do Curling das olimpiadas de inverno

Victor Dariano disse...

caraca...mto bom esse video...vou colcoar no proximo post

Unknown disse...

faltou a bola de soft tb =p

e por falar nisso...no shopping ibirapuera está rolando uma exposição das bolas que foram usadas nas copas!
bem legal ver a evolução dos "gominhos".

Arthur Francisco disse...

Olha só quem apareceu aqui...