Pesquisa sem frescura

quinta-feira, 29 de abril de 2010

(dis)Torção

Quando estava começando a tocar baixo em 2000 (nossa já vai fazer 10 anos!) eu encontrei uma imagem na Internet deste baixo:
Na época da net discada, deve ter demorado uns 3 minutos pra baixar. Apesar de não saber muita coisa sobre este baixo, sabia era que era feito de alumínio. Os anos se passaram, e achei o site da empresa que inventou este sistema.
Aí que as coisas ficam mais interessantes, não é simplesmente um baixo ou uma guitarra feita de alumínio. A origem do instrumento vem de um guitarrista, que ficou intrigado porque era impossível ter um instrumento de corda em cujo braço não empenasse.
Como todos sabem, as cordas tencionadas quando perturbadas geram som na forma de nota musical. O problema vem daí, essa tensão é transferida para o corpo do instrumento e isso pode, com o tempo, prejudicar o braço dele, e o bolso do músico, que gastará um pouco num Luthier( simplificando, um mecânico de guitarras).

O sistema inventado pelos caras, é o seguinte:
O braço é uma estrutura "móvel" com rótulas, que graças às aulas de PEF sei que não transferem Momento( torque, whatever), para deixar o braço sempre reto, ele é posicionado apenas quando as cordas são colocadas e tensionadas! Demais né?
Não sei se o empenamento é 0 como dizem, mas que deve empenar bem menos do que um instrumento somente de madeira, deve.

E aqui um vídeo de um cara que fez um baixo com o que achou na loja de materiais de construção, e até que ficou bem legal:

2 comentários:

Arthur Francisco disse...

Começei uma busca em função do post e topei com isso (lol): http://www.youtube.com/watch?v=SKjwaDjjg_I&feature=related

Victor Dariano disse...

CARACA!!!! muito bom!!!
"lo.."