Pesquisa sem frescura

sábado, 27 de fevereiro de 2010

O polêmico Ipad

Essa semana acabei atrasando meu post, quase não parei em casa para escrever mas agora cá estou para falar de um assunto polêmico: o ipad.
Eu vejo muita gente fazendo piada com este produto novo da Apple e eu fico me perguntando qual é o rumo da vontade do consumidor. Fica claro que sendo o ipad bom ou ruim, Jobs errou na tentativa de "adivinhar" o que seu público quer.


As críticas técnicas em relação ao produto eu não tenho competência para discutir, tenho amigos applemaníacos que dizem ser tecnicamente inútil, pois o ipod e o iphone fazem o mesmo, melhor e menor...
O que eu quero discutir aqui é outra coisa, quero discutir a relevância de um gadget desse tamanho, e o se o seu desenho é válido... e eu acho que é. O motivo?
Ergonomia.


Estudos revelam que a minha geração (nascidos em meados dos anos 80) será a primeira a por exemplo, gostar e jogar videogame até a terceira idade. Isso revela que a tecnologia tem que se adaptar a esse mercado. Eu acredito que o ipad em termos de desenho, consegue se adaptar bem a um público que tem dificuldades visuais e coordenativas, que não conseguiria utilizar um ipod touch. E não venham falar que ele não foi projetado pra isso pois se ele foi desenhado para facilitar leituras de ebooks e navegar na internet, eles pensaram na ergonomia visual do aparelho. Daí seu tamanho.


Agora, tirando a crítica ranzinza, muita piada foi feita com trocadilhos do nome ipad (isso sim foi uma péssima escolha), pois pad, nos EUA é um sinônimo de absorvente.
 
 

4 comentários:

Arthur Francisco disse...

Hehehe... certo... é que fica jocoso esse "strech" que deram no iPhone, não?

Arthur Francisco disse...

Aliás, se você esticar um pouco mais, temos uma iScreen, ou iTV, e um pouco mais ainda teríamos uma iWall!

Victor Dariano disse...

poderiam criar espacos publicitariso no ioutdoor hehehe

Unknown disse...

hauaahauh um iwall ja tem!!!pelo menos um primordio disso!!
vcs conhecem o Kunsthaus Graz?entao ele tem um sistema chamado pix ou algo assim em suas fachadas, aonde a fachada, embora irregular, é dividida em módulos e cada módulo aprsenta uma lâmpada, que funciona como pixel e possibilita rodar animações, propagandas etc ahauhauaha!!!