Pesquisa sem frescura

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Gambiarras, reusos, reposicionamento de produtos e objetos fora de contexto

O título ficou grande, eu sei. Acontece que vendo este video:

tive a vontade imediata de falar sobre objetos fora do contexto. Muitas vezes quem projeta se preocupando e perdendo noites de sono com o uso correto de seu produto e resolvendo problemas funcionais jamais imaginaria a criatividade do consumidor, ou cliente. Até na arquitetura (assunto bastante recorrente no blog) isso acontece bastante, com um edificio projetado para ser uma fábrica sendo usado como balada ou espaço para eventos algumas décadas depois.
 
Para não chocar logo de cara, um exemplo de reuso comum do brasileiro, mas hoje em dia raro. Os copos de requeijão ocupam boa parte dos armarios de cozinha Brasil a fora, realizando uma atitude sustentável quase que espontânea. Na verdade o uso alterado não difere muito do projetado, armazenagem de líquidos
Esta foto mostra um esporte interessante, o polo sobre bicicletas! Bicicletas servem para substituir o caminhar, mas tantos usos já foram dados a elas, principalmente no esporte. Não me lembro o nome exato, mas tem aquele esporte em que se atravessa obstáculos com a bike, pulando, praticamente sem girar as rodas. Acho que bicicletas não substituem bem os cavalos, deve ser dificilimo se equilibrar jogando polo numa bike.

 
A imagem já diz tudo, improviso, gambiarra? Acho que este usuário tinha uma necessidade de um "cestinho" maior na bicicleta e teve essa genial idéia. Tosco né? Mas não deixa de ser inspirador...

  
 Olha só a parte da frente da bicicleta anterior!!!! Tá, a cor não bate, mas bem que poderia ser. Também dispensa comentários. Não, não é inspiradora...


 
Será que os designers desse aparelho de som da Sharp pensaram nas dimensões adequadas para caber no console de um carro?

 
No meu post sobre redesenho eu mostrei a evolução do design do Contrabaixo, com a introdução da captação elétrica, mas nesse contrabaixo aqui, acho que o baixista levaria um choque!!! Devo confessar que fico curioso pra ouvir instrumentos desse tipo que vejo pela internet! Aqui trata-se de um projeto inusitado e não de um uso inusitado para um projeto definido.

 
Depois de comprar a carne e o carvão no mercado usando a sua bike-rodocar você ainda pode desmontá-la e utilizá-la como churrasqueira!!!! isso sim é versatilidade, iphone é brinquedinho!

 
Agora, se não curte um churras, pode comer essa pringles sabor gasolina (na verdade é ar que esta supostamente passando ai dentro). Dica para o jovem designer: Embalagens cilindricas, de papelão ou plástico, sempre terão um outro uso, e se o usuário for preguiçoso a marca ficará exposta por muito mais tempo! Idem para recipientes de vidro como o do requeijão.

Voltando para o video, completamente surreal uma corrida de busão escolar num circuito oval. Objetos completamente fora de contexto de forma bizarra. Pode ser legal, pode não ser dependendo do objeto e do contexto. Mas eu digo que pirei vendo esse video!

3 comentários:

Arthur Francisco disse...

Holy Shit!

Victor Dariano disse...

Diria que foi um comentario minimalista do Arthur, simples, direto e funcional

Unknown disse...

http://www.youtube.com/watch?v=kDP6bmEdzlc

ahauah esse aqui tbm entra pra holy shite category!!!!

corrida de bonecos de olinda ahuaahuaahauah!!

se é q os bonecos tinham um contexto, aqui ele se distorceu mais ainda heehe!!