Pesquisa sem frescura

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Crossovers

Eu não gosto muito de crossovers, pelo menos da maioria deles. Geralmente são frutos de marketing visando atingir uma faixa diferente ou maior de mercado, mas o resultado geralmente é um carro esquizofrênico que não sabe direito o que ele é. Mas digo uma coisa, vi o Kia Soul e realmente me agradou.
Não, ele não sabe quem ele é, mas ele não tenta esconder isso diferentemente de outros carros, ele é completamente maluco e precisa ir ao psicólogo, gritando isso por onde quer que passe. Talvez ele tenha o nome soul por ser uma alma eternamente atordoada.
Acho legal isso, ele não é um simples hatch querendo ser uma SUV, ele não quer. Não sei se me entendem, mas ao ver um Soul na rua talvez tenham a mesma sensação que eu. Ou não.
O fato é que pra mim, outro carro que chamou a atenção por ser tão diferente do resto foi o primeiro Ka.
O Kia soul parece um concept car vivo.
Mas chega de rasgação, a minha crítica fica com o marketing da kia, porque qualquer um que goste de design odeia essa massificação do termo design, hoje em dia tudo é design... tem até cabelereiros que se dizem "hair designer"e dá vontade de bater a cabeça na parede ao ver ou ouvir tal falácia!!!
E a kia tenta vender o Soul como "carro design"!!! Um "novo"seguimento do mercado... Na boa é ridículo isso.

5 comentários:

Arthur Francisco disse...

Tem razão. O marketing é esse mal "necessário" que atormenta os objetos. As campanhas são péssimas, passando ilesas pelo público geral e rechaçadas por qualquer um com um pouco mais de senso crítico. "Carro design" define absolutamente nada, exceto que o "valor agregado pelo design ao produto" será maior.

Unknown disse...

A palavra “design” daqui a pouco vai ser só mais um acessório para a indústria automobilística, assim como turbo, Power, supercharged, etc.
Assim como seus antecessores, em breve vai descer os escalões da produção industrial e não me assustarei se em breve tivermos até aspirina design.
Nome composto por nome composto, sou mais o nome do basset hound de uma conhecida: Sydney Carlos.

Bang disse...

A palavra design não significa a beleza de um produto.. o design pode ser definido como solução de um problema..
Kia Soul é um carro design pois oferece a
beleza e bem criativo para solucionar os problemas encontrados no dia-a-dia...Como por exemplo, as pessoas tem se encontrado as dificuldades de entrar e sair do carro baixo e alto, os obesos sofrem muitos de carro pequeno e grande, etc..
Então as montadoras procuram as novas soluções de problemas para criar um novo carro desgin...
Até o BMW 5 GT também é um carro design pois foi projetado para atender as funcionalidades como por exemplo, aumento de espaço de perna para passageiro, grande volume de porta-mala, inúmeras portas-copos, etc.. e também oferece o desenho do carro muito criativo que molda junto com o espaço do carro...
Sobre o marketing da Kia..Ele pretende mostrar a solução inovadora da Kia Soul, pois se trata de um crossover que atende a funcionalidade do espaço que o carro oferece como por exemplo, carro alto, grande espaço, boa ergonomia, etc...
Fim

Victor Dariano disse...

Obrigado pelo comentário Bang, o Blog é legal para se ter essas discussões mesmo.

Eu concordo com você que Design não serve apenas para ser bonito, e sim apresentar soluções de funcionalidade e etc. E eu elogiei o Design do Kia Soul.

O que questiono é a veracidade da nomenclatura "carro design" como categoria. Pois Design, com D maiúsculo, todo produto tem. Resolvendo da melhor maneira, ou não, os problemas de projeto.

Seria a mesma coisa que falar que um edificio tem "arquitetura". todo espaço construido é arquitetura. Mas arquitetura e design (com a e d minusculos) tem sido palavras usadas para desmonstrar um diferencial ilusorio ou não.
na propaganda da Kia, nada é mostrado do seu interior, mostrando esse caráter que você mencionou das soluções de projeto funcionais. Apenas que é um carro bonito, que tem um bom "design"

obrigado pelo comentário, espero que continue lendo o blog e se quiser pode continuar a conversa

abraço

Unknown disse...

Eu acho esse carro muito feio... Não sei como algumas pessoas compram! =S