Pesquisa sem frescura

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Nike e Adidas Copa de 2002

Essa é a primeira vez que vou falar aqui no blog de uma coisa que gosto muito: futebol! Muita gente, pseudointelectual tenta (e não consegue) viver num mundo a parte disso. Claro que muitos não gostam simplesmente porque não gostam ou tem motivos pessoais plausíveis. Mas enfim, trouxe o futebol hoje para discutir um assunto relacionado ao design.
A Copa do Mundo de 2002 aconteceu quando eu estava no segundo colegial (não consigo falar ensino médio, desculpe) e pra mim uma coisa ficou bem marcante: o uniforme uniforme das seleções.

Desde os 4 ou 5 anos assistia muito Formula 1, analisando os carros e as suas pinturas foi o meu despertar para o design, e depois de um tempo (demorei pra gostar de verdade de futebol) passei a analisar os uniformes dos times de futebol e as vestimentas de variados esportes.

Era impossível não perceber as semelhanças GRITANTES entre algumas seleções no campo de jogo. Os uniformes do Brasil, E.U.A. , Portugal, Rússia e Croácia por exemplo, eram exatamente iguais na sua forma, mudando apenas os emblemas, cores e alguns detalhes.
Hoje entendo melhor o que na época já desconfiava.
Dessa forma as grandes industrias de materiais esportivos podiam produzir mais barato sem mudar o preço que vale uma camisa de seleção, e claro, eficientemente acaba criando uma identidade de marca. Não acho que sejam a toa esses vários gráficos pontiagudos nas camisas que fazem clara alusão à própria Logomarca da Nike.
Há os que odeiam e os que gostam. Esse design da camisa da Nike de 2002 achei muito agressivo e demorei pra digerir mas quando me acostumei eu gostei.
Esse mesmo design foi transposto para camisas de clubes, inclusive do glorioso e todo poderosos Corinthians!!! porem nas camisas de clubes as caracteristicas setas que emolduravam a parte frontal das camisas ficavam da mesma cor da camisa.

Seleção americana, copa de 2002 - preste atenção no triângulo vermelho, a risca que vem desde as costas e a risca branca no calção.

Seleção de Portugal e Coreia do Sul, copa de 2002 - agora vejam que os triângulos e as riscas se repetem, e no calção português a mesma risca do americano.


Croácia, copa de 2002 - Acima o uniforme 1 e abaixo o 2. O caso mais diferente, a famosa toalha de mesa de restaurante italiano não podia ficar contida naqueles 2 triângulos, então se espalhou pela lateral do uniforme. Mas não deixa de ser estranho.

Clubes: acima Timão e abaixo Arsenal. Semelhanças obvias, porém sem os característicos triângulos.

Brasil, copa de 2002 - "Ronaldo"


Coloquei aqui todos exemplos da Nike em 2002, mas a Adidas faz isso há muito tempo e faz até hoje, se olharmos as camisas de Real madrid, Palmeiras, Fluminense e Milan, por exemplo, são iguais.
Por incrível que pareça a nike foi a única marca que apresentou diferenciações de fato nas camisas na Copa de 2006.
Algumas imagens peguei de um blog muito interessante chamado: http://erojkit.blogspot.com/
Neste blog você encontra camisas de times de todos os tempos e países. Pra quem curte é um prato cheio.

Um comentário:

Unknown disse...

Nem fez propaganda do seu time e do 'bolômeno', né? =P