Pesquisa sem frescura

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

História do Design Automotivo - Séc. XX - 1945 - 1960

A Segunda Guerra Mundial destruiu a Europa, certo? Todos sabemos, que as industrias americanas se aproveitaram desse momento para invadir o Velho Mundo com o "American Way of life". Claro que nem tudo é tão nefasto assim, os europeus realmente não tinham condições de produzir e, no caso dos meios de transporte, tudo havia sido desperdiçado na guerra.

Os primeiros a despertarem dessa idade das trevas foram os italianos e franceses, com carros compactos e baratos, já adequando seus produtos ao mercado consumidor empobrecido e emergente.
Muito dessa produção foi no improviso, e surgiram ideias geniais. As Scooters, por exemplos, surgiram na Itália, juntando pneus de avião, guidão e garfo de bicicleta, e motores fraquinhos, que não lembro do que são, mas de baixa tecnologia, facil manutenção, etc.
Sugiram na época, os city-cars.. como os MINI (que teve seu remake recém chegado ao Brasil) FIAT 500 (idem).
Quanto ao processo, uma mudança de engenharia mudou a criação das carrocerias. As carrocerias passaram a compartilhar a mesma estrutura com o chassis, enrigecendo o sistema todo. Portanto ficou meio difícil tomar decisões sozinhos, e quem faz carroceria tinha que ter contato constante com a industria e seus engenheiros.
Para facilitar a construção e melhorar a aerodinamica (preocupação incipiente) o paralamas passou a ser integrado ao resto da carroceria, fazendo a frente dos automoveis ficarem com um unico volume.
começaram a fazer sucesso os carros esportivos europeus que hoje são ícones, nem preciso citar nomes.

Nos Estados unidos, a sociedade se tornou uma sociedade de consumo. A populaçõ precisava consumir constantemente para sustentar a industria. Então durgiu o fenômeno do Styling, que é usado até hoje (depois falarei do styling).
O que interessa é que os carros ficaram grandes e ostentosos, para quem o possuisse pudesse mostrar para os outros seu status.

Lambretta 125 A 1946: gambiarra sobre duas rodas...genial


Fiat500(cinquecento ou chtinquechtiento) 1957 - antigo city-car e atual toy-car
Austin mini 1959 - conhecido como Mini Cooper (brinquedo idem ao 500)
Mercedes Sl 300 1954 - na onda dos coupés e spiders de sucesso da época. Eu acho lindo, principalmente as portas asa de gaivota.
Porsche No1 1948 - O início da lenda, com base no nosso querido fusqueta
Cadillac Sixty Special 1948 - Luxo e status...

Nenhum comentário: