Henry ford com o "modelo A" faz o primeiro carro "popular" da história depois inicia a produção em massa e produz carros padronizados e simplificados, os famosos "modeloT". Essa grande produção disseminou o uso do automóvel assim como a propaganda feita pelas corridas (carros pilotados por homens completamente sem cérebro na época)que mexiam com a angustia do ser humano pela velocidade e a ambição de viagens mais rápidas.
Para se ter noção, antes de 1910 já existiam carros que ultrapassavam 200km/h, não sei pra vocês, mas pra mim isso é uma idéia completamente insana de se imaginar!!!ainda se usava chapeu nessa época!!!
Os acessórios também evoluíram...no principio, acentos e faróis não passavam de sofás e lamparinas, dependuradas numacarroça. Esses elementos adquiridos do design do mobiliario de uma casa comecou a tomar forma e uma linguagem própria do mundo automotivo, assim que as tecnologias aumentam.
vale lembrar que nessa epoca a borracha tava em alta, e isso modificou as rodas com a chegada dos peus, ainda brancos em alguns casos (a borracha, pra quem não sabe tem a cor branca de origem)
Vemos ainda, uma preocupação pioneira com a aerodinâmica, no exemplo abaixo do Alfa Romeo Castagna.
Ford Model T (1908)

Um dos muitos exemplares do modelo T da Ford, carro revolucionário, tanto por seu design quanto por seus métodos de produção
Blitzen-Benz(1909)

Simplesmente quebrou o recorde mundial de velocidade em uma milha: 228,1km/h... detalhe, em 1911!!!! Recorde mantido até 1922
Alfa Romeo Castagna(1913)

Demonstração da importancia que algum visionário deu pra aerodinâmica...provavelmente alguém foi chamado de maluco...
Harley-Davidson Serial 1 Bike (1903)

Primeira Harley-Davidson, praticamente uma bicicleta motorizada!!!
em breve, décadas de 30 e 40!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário